domingo, 2 de janeiro de 2011

Ciclos


Inicia-se o novo ano que traz consigo novas ideias, esperanças, planos os mais diversos. Fecha-se um ciclo para dar lugar ao novo, e isso é bom.

Não que o anterior tenha deixado a desejar. Fazendo um balanço de tudo o que vivemos em 2010 percebo que o saldo foi bem positivo, à medida que passamos a valorizar as coisas que realmente valem a pena. Mesmo as coisas que consideramos negativas são extremamente necessárias para não perdermos a capacidade de olhar o outro, de nos indignar, de reagir.

Os almoços barulhentos, encontros, visitas, presentes, fotografias, risadas,beijos, bilhetinhos pela manhã, telefonemas de preocupação ou alegria, criançada correndo. Eu chamo isso de família.

Mil e-mails para responder, telefonemas, visitinhas, queixas da sua ausência, passar quinze dias combinando um encontro de tres horas, afeto, festinhas. Eu chamo isso de amizade.

As reuniões, a preocupação com a sua ausência, o louvor, o compartilhar de alegrias e de dores. Eu chamo de irmandade.

O caos em meio a risadas, as perguntas inusitadas, o cansaço no fim do dia. Eu chamo isso de escolha profissional.

As discussões acaloradas, notícias nos jornais, fóruns, debates, encontros. Isso eu chamo de militância. E de cidadania.

A torneira quebrada, o pão quentinho, a cama desfeita, o banco no jardim. Isso eu chamo de lar.

Felicidade é ter algo o que fazer, ter algo que amar e algo que esperar. (Aristóteles)

5 comentários:

Teca disse...

De ciclos me reciclo, me renovo, vivo.

Olho no olho. disse...

Esse seu texto poderia se chamar também de rotina. Uma rotina que em determinados momentos pode até ser cansativa, mas que sem dúvida a faz feliz e realizada.

Fernanda Villas disse...

Ah, mas eu não gosto de rotina, não. Mesmo dentro do que se faz sempre, é bom colocar uma pitadinha de novidade pra temperar. Há épocas em que a imaginação está bem atenta nesse tempero...

Isa disse...

Tem post especial para você lá no meu
http://a-vida-de-isa.blogspot.com

Fernanda disse...

Ah, eu li...Obrigada!!! To aqui toda boba!