quarta-feira, 22 de junho de 2011

Junices


O mês de junho traz consigo, além de beleza faceira, cores, sons e sabores que inundam a alma da gente.
O milho e a mandioca que chegam à cidade, trazem consigo sonhos e esperança de boa safra das mãos que os cultivaram. E contam a sua historia em meio à arte de transformarem-se, através colheres de pau e arupembas, em canjicas, pamonhas, bolos e tapiocas.

Os ventos que balançam bandeirinhas coloridas também trazem sons de sanfona e zabumba, uma ode ao Mestre Lua, eterno Rei do Baião. Quadrilhas, xaxado, coco de roda, forró pé de serra, que resistem bravamente a modismos efêmeros e tomam conta dos arraiais. Sim, e ainda tem o casamento matuto...

Em cada esquina uma barraquinha de fogos que encanta a criançada e os que já não são tão crianças. Apesar dos fogos modernosos e cheios de efeitos especiais, ainda prefiro que o ponto alto da noite seja a queima de um vulcão sob olhares bobos e encantados.

A consciência já não me permite achar tanta graça, mas fogueiras crepitando têm lá o seu charme. Mais ainda se estiver acesa do dia seguinte, quando a gente corre pra pegar um milho para assar e saborear  o restinho da festa. Pego carona na do nosso vizinho, que acredita que se não acender a fogueira morrerá naquele ano, rsrsrs. Há uns dois anos a fogueira dele cismou em não acender. Foram gastas velhas listas telefônicas, jornais, papelão, tudo para que ele vivesse um pouquinho mais. Deu certo.

Muita coisa tem mudado, traços da nossa cultura que sutilmente vão se extinguindo. Mas me sinto agradecida por poder compartilhar com o meu filho um pouco da nossa historia através da cultura popular.

Escrevi este post na tentativa de descrever o ciclo junino para a minha amiga Lidiane, que nunca passou por essas bandas. Mesmo que escrevesse e descrevesse mil vezes, não conseguiria tal intento...só mesmo vivendo pra saber!

10 comentários:

Anônimo disse...

Descreveste bem sim Fernanda. Claro, que a folia é algo que tem que ser vivido pra entender!
Eu adoro o frio da noite de junho na beira da fogueira tomando um quentão e conversando fiado.
São festas maravilhosas e claro estão se modernizando, se adequando aos tempos modernos, e hoje, já nao é mais uma festa religiosa e sim tradicional de época.
Beijokas querida e fica com Deus.

Bebel Magalhães disse...

Fernanda... Vc é surpreendente. Graças a Deus juntou as palavras que estava aqui e alí. Hoje podemos ler textos surpreendentes! Bjs

João Ludugero, poeta disse...

Fernanda, sempre nos encantando com suas palavras, com seus textos iluminados. Eu adoro as festanças e folguedos juninos. Gosto demais das comidas típicas e sou fascinado por fogueiras. Acho que tenho jeito de mato, pois gosto do interior, que sempre me chama a acender no peito uma fogueira de saudades lá da minha Várzea. Obrigado, Nanda, por matar um pouco desse sentimento. Amei de paixão seu texto. Tenhas um ótimo fds! TE ADORO!
João, poeta. Eterno aprendiz de,

Anônimo disse...

Adoro festas juninas. Mas esse ano ainda não consegui ir a uma...

bjs!!

Roberta disse...

Fernanda, como descreveste bem! Deu saudade de ficar olhando a brasa da fogueira enquanto o milho assa. Saudade de tudo, uma vontade de voltar correndo para o meu canto, meu povo, meu eterno lugar.

Sil Villas-Boas disse...

OI Nanda
Lindo este Post do mês do Junho. Descrevestes muito bem nossas tradições juninas. Lindo.
Bjusss
Sil

Tata Santos disse...

Passando para desejar uma linda e abençoada semana, beijoss.

Tata
tataplavrasaovento.blogspot.com

Smareis disse...

Essas festas juninas são maravilhosas. Eu sempre gostei muito. Vale a pena participar! Parabéns pelo post e pelo blog. Um Abraço!

Unknown disse...

Olá Fê.... Amo festa Junina, é tudo de bom!!!

bjs

Palavras Vagabundas disse...

Adooooro festa junina, as comidas, as bebidas, as músicas (tradicionais), as quadrilhas (já dancei muitas) e as fogueiras , que nos grandes centros urbanos estão desaparecendo.
Até o ano...
bjs
Jussara