sábado, 19 de março de 2011

Espero...


s.f. Expectativa de um bem que se deseja: a esperança é grande consoladora.

Esperança. Como gosto desta palavra!

Dizem que Neruda, regido por sua alma de poeta, se apaixonava por coisas que aos olhos dos outros não tinham importância: pedrinhas, conchas, enfeites de madeira. E ia atrás do objeto de desejo com toda força da sua paixão. “¡Ay que no puedo vivir sin esta”, dizia.

Querer, desejar, esperar por algo é motivador...impulsiona vidas, direciona olhos e mentes.

Poderia se tornar um sentimento negativo em alguma circunstância? E se o alvo nunca for alcançado, teria sido a espera em vão?

Não. Achar que o que está por vir é sempre o melhor é que se torna um problema quando se esquece do que já se tem: algo que um dia também esteve na categoria “esperança” e passou a não ter importância pelo fato de ter se tornado realidade. Isso faz das pessoas eternos caçadores de ilusões. De coisas que não podem ser alcançadas, sob o risco de tornarem-se irrisórias.

Eu coleciono várias esperanças. Grandes e pequenas. Essenciais ou nem tanto.  Cada uma delas quando se torna realidade é uma festa no meu coração. Quando não se tornam ficam guardadas no álbum das coisas que são belas mas não essenciais para mim.

¡Ay no puedo vivir sin esperanza”


"A esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero." Victor Hugo

5 comentários:

Olho no olho. disse...

Viver satisfeito com o que se tem sem perder a capacidade de sonhar em ter algo novo é saudável. Doentio é fazer dessa necessidade pelo novo uma obsessão, pois isso geralmente traz um grande sentimento de frustração.
Acredito que o equilíbrio entre gostarmos do que temos e sonharmos com o possível talvez seja o melhor caminho para evitar as frustrações e nos sentirmos mais felizes.

João Maria Ludugero disse...

Cara Fernanda,
Boa tarde!
Que bom que gostou do meu poema (CIRANDEIRO). Por gentileza, visite o meu blog, e, se gostar, me siga: ww.ludugero.blogspot.com, lá você poderá copiá-lo e, é claro, publicá-lo no seu site, bem assim, poderá ter mão de outros que gostar, só te peço para me destinar os devidos créditos autorais. Desde logo, lhe desejo uma ótima semana! Muitas alegrias e saúde. Hiper abraço.
João Maria Ludugero.
Já estou te seguindo.

Sil Villas-Boas disse...

A esperança é a luz dos nossos desejos. Sem ela, nada do que almejamos seria realizado. E aliado à esperança, vem o Amor. Um não vive sem o outro.
Bjusss
Sil

Unknown disse...

A esperança é o que te move. Através dela vc pode sentir a presença do que vc deseja.
Nunca deixa de ter esperança nas pessoas. E em vc mesma.
Fica bem.
Ana

Roberta disse...

Lindo texto, e citando Neruda então...

Bjssss