segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DEZEMBRITES



O último trimestre do ano é cheio de particularidades. Tudo fica mais agitado, as pessoas se mobilizam para as intermináveis festas de final de ano e também, após um ano de trabalho, todo mundo quer merecidas férias.

E nessa época, coincidentemente, as crianças começam a espalhar as doenças infectocontagiosas tão chatinhas que se alastram nas escolas e vizinhanças: catapora, rubéola e 'otras cositas mas'...

Pensam que os adultos ficam imunes? Aí é que se enganam! As ITE's chegam de mala e cuia: outubrite, novembrite e dezembrite. Ouvi as expressões há um tempão, de um médico que pesquisava a alta incidência de doenças e cansaço excessivo nos últimos meses do ano em pessoas de diversas classes sociais, profissões e idades.

Eu mesma tenho uma dezembrite chatíssima todos os anos. Pra ser sincera, começa mesmo em outubro, em novembro fica chateando e inaugura dezembro com louvor. É uma impaciência, vontade de sair de férias logo...Vou logo avisando aos colegas: "Tou com dezembrite!"- Todo mundo já sabe.

Espero as férias como um andarilho busca água no deserto. Nem que seja para ficar dias de pernas para o ar, dormir até enjoar, ler livros que estão na fila desde o meio do ano, curtir muito a família. Uns dias de sol, mar e sossego serão bem vindos também.

Falta pouco...Vou recarregar as energias a partir do primeiro dia do novo ano. Yesss. E as ITE's vão hibernar, e já vão tarde...

Um comentário:

Teca disse...

Pois não é que eu tambem tinha e não sabia o nome?