sábado, 12 de novembro de 2011

De ditaduras e liberdades

 
"Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:

- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?

E o chinês responde:
- Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem cheirar as flores!"
----------------

Respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto, é uma das maiores virtudes que o ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Nunca julgue. Apenas compreenda.
  
Partindo do ensinamento desse pequeno grande texto, me pego pensando no quanto somos ditadores em relação aos outros. Ditamos formas de agir, de vestir, de falar e até mesmo de pensar. Ainda que não seja uma ditadura escancarada, não deixamos de achar que o nosso padrão de comportamento é o exemplo para a humanidade...Em maior ou menor escala, não estamos livres da porção hitleriana que nos cabe.
Outro dia ouvi de uma pessoa que quem não usa sites de relacionamento para fazer o bem nem deveria tê-los. Oi?????? E daí se a pessoa os usa para trabalhar, namorar, falar bobagem? Quem decide o que é certo ou errado?
Quem nunca julgou intimamente uma roupa, uma forma de falar, uma atitude? Só porque não estavam de acordo com o nosso modo de pensar, que "por acaso"  não é o centro da sabedoria...
Em tempos onde liberdade de expressão, democracia e respeito são as palavras da vez, penso que precisamos promover essa revolução dentro de nós mesmos primeiramente. Saber ouvir, concordar ou discordar sem atirar pedras, pondo o respeito sempre à frente de qualquer argumentação. Enfim, Pace et Sapere...

12 comentários:

Sil Villas-Boas disse...

Você está certíssima, Nanda.
Devemos aceitar as pessoas, sem prejulgamentos nem preconceitos.
Bjussss e boa semana.
Sil

。♥ Smareis ♥。 disse...

Ótimo post pra reflexão. Temos de aceitar as pessoas da forma que elas são. Respeito sempre em primeiro Lugar. Beijos e ótima semana.

Van disse...

Concordo plenamente, Fernanda

Precisamos permitir, deixar ser, mesmo aquilo que muito diferente de nós ou da nossa maneira de pensar e agir.

Um beijo!

Tatiana Kielberman disse...

Perfeita reflexão, Fernanda!!

Julgamos demais antes memso de conhecer, por defesa, fuga e prepotência...

Como seria bom se o mundo fosse um pouquinho diferente disso!

Beijos, adorei! Obrigada pelas visitas sempre carinhosas ao meu blog...

Roberta disse...

Verdade. Nos sentimos incomodados se somos julgados, mas julgamos o tempo todo. Bom tema para reflexão!

Bjo

Felicidade em quatro atos disse...

como nós, com nossos pensamentos individualistas e antropocentricos, sufocamos tudo e todos...somos pequenos grãos de areia diante da majestade do universo, apenas isso.

Olho no olho. disse...

A liberdade é um direito de todos e deve ser utilizada com responsabilidade. Afinal, o nosso direito não termina onde começa o dos outros?
Muito importante sua postagem. Parabéns!

Você em Pauta disse...

A liberdade é um dos Direitos mais dificeis de ser exercido. Não sabemos lidar com ela, e na tentativa, por vezes acabamos ferindo os outros. Eu mesmo sou assim... Na tentantiva de ser trigo, acabo semeando o joio....

Ha algum tempo rascunhei assim: Hiatos é o encontro de duas letras diferentes, porem uma respeitando a fonetica da outra...

Assim também deveriamos ser, sabemos que somos diferentes, cada um em uma escala de evoluação, e continuaremos evoluindo se cada um respsitarmos a "fonetica" do outro....

Maravilhoso texto Nanda...

Daniele Barizon disse...

Rsrsrs!! Excelente resposta e boa lição.

Bjs!!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

As palavras
embora de uma simplicidade
singular,
nos ensinam
de uma forma plural.


Viver é se fazer eterno
para o coração de alguém.

Palavras Vagabundas disse...

Fe,respeito é fundamental! Vejo muita gente usando "liberdade de expressão" quase ditatorialmente, ou seja só vale a "minha liberdade". Esse post é uma reflexão e um alerta a todos nós.
bjs
Jussara

。♥ Smareis ♥。 disse...

Querida passando pra desejar uma ótima semana cheia de coisas especiais e muitas energias positivas nos seus dias. Beijos grande!