segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Era apenas um concurso...




...daqueles promocionais, que a gente vê na TV quase todos os dias. Neste caso, para escolher o melhor churrasqueiro do estado, que ganharia ao final o título “Espeto de Ouro”.

O filho, sabendo da paixão do pai gaúcho por churrasqueiras, espetos, grelhas e afins, resolveu fazer a inscrição sem ele saber. Uma brincadeira, apenas.

E começa o concurso: os tres candidatos que conseguissem mais votos iriam para a final. Até aí nada demais...Nada não fossem os dois candidatos mais “fortes” da capital, enquanto o referido amigo mora em uma cidade pequena. Nada demais se os candidatos não tivessem uma quantidade diária de votos que seria humanamente impossível obter. Se não deixassem recadinhos debochados em sites de relacionamento. Se não usassem sistemas de aceleração de votação indevidamente enquanto o coitado do churrasqueiro e sua família quase apagavam as impressões digitais de tanto votar de um em um...

Mas aí é que entra o que máquina nenhuma pode vencer: a força da amizade. Amigos reais e virtuais unidos para realizar o sonho do amigo. Filho lutando para dar esse título ao pai. Filha abrindo mão das férias para votar. Companheira quase tento um ataque de nervos de tanto apertar teclinhas. Porque amizade é assim. O sonho do outro é compartilhado, e lutamos por ele como se nosso fosse.

Por mais de um mês turnos de votação foram organizados, indignação contra possíveis complôs surgiam a cada segundo, chuvas de emails de protesto para os organizadores do concurso, pessoas parando para um cafezinho e “voltando já”, filha recem nascida mamando enquanto a mãe digitava famigeradas letrinhas de confirmação. Site falhando, gritos de raiva. Site voltando, risadas de alívio. Sempre vigiando os votos “deles” para evitar novas armações. E vinham votos de norte a sul do país...sim, a amizade encurta distâncias. Algumas vezes o churrasqueiro estava lá na frente, mas “eles” chegavam atropelando candidatos e sonhos. Só não conseguiram detonar o fiozinho de esperança e desejo de ver o compadre feliz.

Hoje chegou ao fim a primeira parte...

Você deve estar perguntando sobre a colocação. Sim, o nosso churrasqueiro ficou em terceiro lugar e vai para a final. Mas isso agora ficou pequeno diante do tempo em que estivemos tão próximos compartilhando o sonho.

E o prêmio? Ah, nem queira saber...Uns apetrechos para o preparo de churrasco, uns produtos da marca patrocinadora do concurso. E isso não é nada importante também.

O que vale mais que sorrisos divididos, lágrimas compartilhadas, teimosia que não se deixa vencer pelos mais fortes?

Se ele irá vencer? Só o tempo nos dirá, mas tenho a impressão de que isso já não significa tanto assim, visto que o grande prêmio se fez a diversas mãos e foi entregue todos os dias, durante um mês inteiro. 


Selinho que ganhei de Talita, do blog http://tatapalavrasaovento.blogspot.com/
As regrinhas são essas:
- Dizer o que achou do selo: Amei o selinho, e especialmente a lembrança!!!
- Indicar  blogs e avisá-los:



BLOGS:


http://pensoinsisto.blogspot.com/
http://mbeatriz.webnode.pt/
http://sacheebombom.blogspot.com/
http://senhoritamarmelada.blogspot.com/
http://www.vitrinedacosta.com/




 

18 comentários:

Miriam Charlier disse...

Que lindo! Foi exatamente isto que aconteceu! Não poderia ser melhor descrito, toda a energia de Luz que fluiu entre nós.

Tãnia disse...

É...31 dias de sentimentos misturados: euforia, medo, angustia, indignação, mas o mais bonito de todos: AMOR. Nunca senti tanto amor,, nunca recebi tanto amor...amigos que se uniram para ajudar nossa família.
Fernadinha,um dos meus anjos da noite, me emocionaste durante o período todo de classificação, com tenho empenho, dedicação e determinação, hj ao ler o texto me emociono mais ainda. Muito obrigada por tudo. Você é muito especial para nós.

Marilisa disse...

Fernanda, belíssimo texto! Adorei. Conseguiste expressar perfeitamente todos os sentimento que passaram entre os votantes e a tela do cumputador! Posso publicar no meu blog (com os devidos créditos, é claro). Também ia escrever sobre isso, mas achei teu texto tão irretocável que gostaria de compartilhar por lá. Posso??

Bebel Magalhães disse...

Fernanda querida... Mais que o dom das palavras você tem o dom de encontrar o fio da meada e emocionar a todos, quando achávamos que não poderíamos mais nos emocionar. Fernanda à flor da pele sempre!

Márcia Binatti disse...

Nandinha....quando achamos que nossos sentimentos foram todos gastos nestes 31 dias, percebo que ainda sobrou emoção ao ler teu texto, tão humano e tivestes a sensibilidade de relatar com tamanha sabedoria o que se passou...Parabéns pelas palavras...nada como um coração amigo pra saber expressar o que temos na alma! bjs

Anônimo disse...

nunca pensei que iria perder noites de sono, só pra votar em alguem que não conhecia, nunca pensei que fosse torcer tanto, se nem carne eu como, nunca pensei ... que houvesse amizade bonita assim,quando vi eu já estava envolvida a tal ponto,de nem ver a noite passar, de nem ver os clientes no balcão (só escutava os gritos do marido/chefe...kkk) de chorar com um 3º lugar na final e chorar mais ainda lendo a emoção descrita pela Nanda...

ZEZA disse...

PALAVRAS SABIAS E QUE DIZEM ,O QUE CADA UM DE NÓS E CADA UMA , DE LONGE OU DE PERTO,SENTIRAM ,POR HORAS EM FRENTE AO PC ,NOTEBOOK,COM DORES OU RISOS ,COM RAIVA ,OU COM NOJO DO JOGO SUJO,,OU SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO ,FELICIDADE EM SENTIR-SE VENCEDOR TBM .COM O XICO..FAÇO DAS PALVARAS DE FERNADINHA AS MINHAS....SENTIMENTO IGUALZINHO AMO VCS...ZEZINHA DO PARANÁ

Tata Santos disse...

oi linda, tem selinho no blog pra vc,

beijoss

Mari Hart disse...

Oi querida! Obrigada pelo apoio ao Miguel lá no blog! Estamos tentando meios de comunicação, mandamos a história p/ vários jornais e mídias sociais e o movimento no twitter #miguelprecisadeleite já começou!

Qto ao teu post... história linda! É bem por aí! A essência da vida!

Bjks!

éderson castro disse...

adorei!!!! Ficou linda a narração, como uma sinopse de um livro épico! com gostinho de quero mais e com vontade de saber o que mais ainda vai acontecer nessa história!
bjs!

éderson castro disse...

ps: quase não coloquei o comentário depois que notei que tinha de escrever umas letrinhas heeheh
letrinhas nãooooooooooooo!

Fernanda disse...

KKKKK...as letrinhas causaram um trauma, mas confesso que sinto saudade...

Mara disse...

kkkkkkk essas letrinhas....até sonhar com elas eu sonhei....na minha cabeça só ficava assim:vota no cumpadi xico ,espeto de ouro,churrasco,Tânia,Marcia ,Mimi kkkkkkkkkk.

Camille disse...

querida, muito obrigada pelo selinho! fiquei super feliz! :)
bjs

Tata Santos disse...

Passando para desejar um lindo final de semana!!
Que seja repleto de paz, amor e alegria!!
Beijoss

João Maria Ludugero disse...

Que lindo!!!
Tenha um ótimo início de semana.
Muitas alegrias e saúde!
Hiper abraço,
João Ludugero,poeta.

Tata Santos disse...

Bom dia, passando para divulgar meu novo blog, minha segunda morada, rss

http://ensinameasentirteucoracao.blogspot.com

um cantinho diferente do Palavras ao Vento, mais feito com o mesmo carinho

te espero lá também.
Beijoss!! linda e abençoada quarta feira!!

Olho no olho. disse...

Menina com tanto esforço você vai ganhar uma participação no churrasco de comemoração. Não se esquece de convidar para eu fazer uma boquinha grátis nas deliciosas carnes assadas por esse Gaucho de qualidade. Hehehe.